FUNDO IMOBILIÁRIO

 

O que são?

Fundos Imobiliários são um tipo de fundo de investimento que aplicam em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, como CRIs. Ao adquirir cotas de FIIs você se torna um dos “donos” desse imóvel, recebendo os aluguéis como lucro.

 

Como funcionam Fundos Imobiliários

Os FIIs funcionam de uma maneira simples. As construtoras financiam suas obras como uma gestora, que divide parte do imóvel em cotas do fundo. Cada dono de cotas recebe um valor proporcional dos aluguéis, que é o rendimento do fundo. Além desse rendimento, o investidor pode ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto que o preço de compra.

Todo mundo conhece alguém que afirma ter ganho muito dinheiro investindo em imóveis. De fato, há algumas décadas era bem possível lucrar com a compra e venda de casas, apartamentos e terrenos ou até mesmo viver do aluguel gerado por eles.

Ocorre que nos últimos anos, a realidade mudou e hoje, muitas pessoas estão deixando de ganhar dinheiro com este tipo de investimento. Neste artigo, abordaremos alguns pontos que você precisa levar em consideração antes de investir nestes ativos.

Se você nasceu antes dos anos 90, é bem provável que tenha crescido alimentando o sonho da casa própria. Nossos pais e avós tinham boas razões em sonhar com o próprio imóvel e com uma velhice tranquila, vivendo do aluguel de outros imóveis comprados ao longo da vida.

Conheça os Fundos Imobiliários

 

Um fundo imobiliário funciona como um grupo onde investidores que tem um objetivo em comum, se unem para comprar ou montar investimentos em conjunto, no caso dos fundos imobiliários, investir em um imóvel.

Na maior parte dos fundos imobiliários, os investidores se juntam em uma sociedade que é dona de um empreendimento, seja ele um prédio comercial, um shopping, um hospital, etc, sendo que na maior parte das vezes a intenção é gerar renda de aluguéis.

Ou seja, quando você compra um fundo imobiliário você está comprando uma pequena parte de um prédio.

Existem também fundos de fundos Imobiliários, ou seja, fundos de investimentos que compram participação em outros fundos imobiliários.

Rentabilidade dos Fundos Imobiliários

Criado em 2012, o IFIX , Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários da BM&FBOVESPA, é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia.  Essas cotas são selecionadas por sua liquidez e ponderadas nas carteiras por seu valor de mercado total (número total de cotas emitidas multiplicado por sua última cotação em mercado).

 

O objetivo do IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

thirteen + 12 =